23/08/2006 - 11:11 Aprovação recorde mostra percepção de Lula como aliado no combate à desigualdade, dizem petistas
A avaliação positiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva subiu sete pontos nas duas últimas semanas e atingiu o recorde de 52%. O resultado da pesquisa do instituto Datafolha foi avaliado por deputados petistas como um retrato do reconhecimento dos programas de governo do presidente Lula por parte da população de baixa renda. Segundo os parlamentares, a aceitação do presidente Lula demostra que as classes mais baixas do país reconhecem o governo Lula como um aliado no combate à desigualdade social.
De acordo com o Datafolha, o percentual alcançado pelo presidente é o maior em 19 anos, desde que o órgão começou a realizar este tipo de pesquisa. A crescente avaliação positiva de Lula foi atribuída à exposição dos programas do seu governo na TV, iniciadas na semana passada com as propagandas eleitorais obrigatórias.
Na avaliação do deputado Carlos Abicalil (PT-MT), as pesquisas demostram uma consolidação do governo e entram em sintonia com a população. “Parece que os números do Datafolha entraram em sintonia com o povo. Tenho andado muito pelo Brasil, e o que vejo é um grande contentamento das pessoas com o nosso governo”, disse. O parlamentar avalia que o início do horário eleitoral gratuito contribuiu bastante para o desempenho do presidente Lula.
“As campanhas eleitorais do presidente Lula estão mostrando para as pessoas um governo consistente que tem o poder econômico associado a uma política social de qualidade”, disse Abicalil. Segundo o petista, o desempenho de Lula se dá também no reconhecimento internacional, seja pelas políticas públicas sociais ou pela sustentabilidade econômica do país. Abicalil destacou o Programa Bolsa Família como um dos mais importantes do governo.
DistorçãoPara o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), a tática da oposição de querer associar a imagem do presidente Lula e do PT à corrupção não funcionou. “A população conhece a história de cada partido e sabe que o PFL e o PSDB sempre estiveram ligados à corrupção”, disse. O parlamentar também atribuiu o crescimento de Lula às propagandas eleitorais e disse que esta é uma boa oportunidade para a população compreender a dimensão dos programas de governo de Lula.
Segundo o deputado Maurício Rands (PT-PE), a população está fazendo duas associações importantes com as propagandas eleitorais. “Quando o eleitor combina os programas de governo que o atingem diretamente e as ações que o atingem indiretamente, ele percebe as melhorias que estão sendo feitas no Brasil inteiro”, disse. A pesquisa Datafolha foi divulgada na noite de terça-feira no Jornal Nacional, da Rede Globo.
Agência Informes (www.informes.org.br)