11 junho 2006


10/06/2006 - 15:19 Governo popular: Lula diz que foi eleito para estender a mão aos mais fracos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado (10) os políticos que pensam apenas na parte mais rica da população, ressaltando que o Brasil o elegeu porque precisava de alguém que conhecesse a situação dos mais pobres.

A fala aconteceu em Vitória (ES), durante a inauguração das obras do Gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav), trecho inicial do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).

"Para governar apenas para os ricos, tem muita gente, mas para governar para ricos e pobres e para estender a mão aos mais fracos, era preciso que o Brasil elegesse alguém que conhecesse por dentro a situação", disse.

Lego
Lula ressaltou que, ao assumir o governo, em janeiro de 2003, pegou o país desmontado.

"Quando eu tomei posse, (...) o Brasil já existia, as fábricas já existiam, o povo já existia, mas a impressão que eu tinha é que eu estava diante de um Brasil feito aqueles brinquedos "Lego", desmontado. Era um quebra-cabeças para a gente consolidar", afirmou .No discurso, o presidente enumerou conquistas obtidas durante seu governo, como a auto-suficiência do Brasil em petróleo, o desenvolvimento do programa de biodiesel, a construção de ferrovias no Nordeste e a redução da desigualdade social."Hoje eu posso estar vivendo esse dia 10 de junho de 2006 com a alma mais branda, com a alma feliz, porque, finalmente, nós estamos numa situação sólida", afirmou.
O presidente voltou a afirmar que, se for candidato à reeleição, sua campanha, tanto quanto seu primeiro mandato, não terá promessas mágicas. "Tem gente que inventa muita coisa para as eleições e depois o povo passa 10 anos pagando por isso (...) Eu não quero fazer mágica, quero medir passo a passo, pois depois quem paga é o povo", afirmou.

GasodutoO Gasoduto vai ligar a região Sudeste ao Nordeste para o escoamento do gás natural. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, participaram da inauguração.

Segundo informações da Petrobras, o Gascav terá 300 quilômetros de extensão e deve estar terminado até outubro de 2007. O investimento será de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 1,1 bilhão) e a construção deve gerar 2,6 mil empregos diretos e 7,8 mil indiretos.

Além do Gascav, o Gasene terá outros dois trechos. O gasoduto Vitória-Cacimbas terá 125 quilômetros de extensão e o trecho Cacimbas-Catu, já em construção, será o maior com 765 quilômetros.
Com agências