19 maio 2006


19/05/2006 - Sumiço de Serra mostra PSDB desorientado, diz deputado Vicente Cândido
O deputado estadual Vicente Cândido (PT-SP) considera muito revelador que tantos tucanos tenham desaparecido em meio à grave crise de Segurança Pública em São Paulo. Um dos exemplos mais sintomáticos, segundo o parlamentar, é o ex-prefeito José Serra, que é justamente o pré-candidato tucano ao governo do Estado.

O fato de Serra "não querer mostrar a cara e sumir do Brasil” é desconcertante para seu partido, diz Cândido. Para ele, enquanto São Paulo se afunda numa grave crise de violência, o ex-prefeito vai para Nova York, onde acontece reunião de cardeais tucanos, entre eles Tasso Jereissati, Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso.

“José Serra está sem discurso e mostra a desorientação de seu partido diante da gestão desastrosa de seus governos na segurança pública”, analisou o petista em entrevista ao Portal do PT.

Para ele, o PT tem agido corretamente ao “mostrar a cara” num momento em que a sociedade exige posicionamento de seus candidatos.

Além das propostas e solidariedade do governo Lula, o pré-candidato do PT, senador Aloizio Mercadante, deu entrevista coletiva, ontem, e participou de reunião com deputados estaduais para discutir programa de governo.

“Esta é a hora de o PT apresentar um plano acabado e emergencial para a segurança de São Paulo, com o cuidado de não parecer oportunista”, afirmou.

Blindagem da mídia
Para o deputado do PT, o modo como os governos de Geraldo Alckmin no Estado e de José Serra na capital aparecem sem críticas para a opinião pública é resultado de uma “blindagem da mídia” que não corresponde ao que está ocorrendo na realidade.

“Eles tiveram o cuidado de tirar os secretários da área de Segurança da mídia e colocaram comandantes de polícia para não se desgastarem”, disse Cândido, denunciando o que chamou de "tática de avestruz" do PSDB.

A violência que explodiu no Estado desde sexta-feira passada (12), é "a crônica da morte anunciada”, resume o petista. Cândido avalia que esta crise "demorou para acontecer", considerando o caráter neoliberal dos governos tucanos, que, de acordo com ele, não investem nas questões que tocam mais de perto a cidadania, além de tratar muito mal a polícia com seus baixos salários e falta de estrutura para trabalhar.

“Não fosse o governo federal trabalhando na geração de empregos, desenvolvimento econômico e investimentos na área social, este quadro poderia ser muito pior”, afirmou.

Petistas entram com representação no MP contra governo de São Paulo
Cezar Xavier, do Portal do PT