"O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), admitiu ontem que fez mudanças de última hora em seu texto por pressão política. Ele atendeu ao deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) ao retirar o pedido de investigação pela Procuradoria de duas pessoas acusadas de irregularidades nos Correios. Depois do relatório final ter sido lido, Serraglio excluiu os nomes de Armando Ferreira da Cunha e de João Leite Neto, que exploravam a franquia Tamboré, dos Correios, em São Paulo. As franquias são concedidas sem licitação e a suspeita da CPI é que as lojas maiores, que mantêm como clientes grandes corporações, como bancos, são comandadas por parlamentares através de laranjas.
Lorenzoni confirmou o pedido, mas alegou que não tinha interesse próprio no caso. "Tinha um problema de ideologização. Há uma posição contrária às franquias e eu sempre tive uma posição a favor da iniciativa privada em áreas em que o governo teoricamente tem o monopólio".
Serraglio justificou a modificação dizendo que o sub-relator de contratos, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), direcionou a investigação para a Tamboré, quando também haveria problemas em outras franquias."
Fernanda Krakovics / Folha de S.Paulo Nogueira Jr do blog Brasil! Brasil! http://www.nogueirajr.blogspot.com/ Só para assinantes:
|