20 abril 2006

19/04/2006 - BC reduz juro para 15,75%, menor patamar em cinco anos
O Banco Central reduziu nesta quarta-feira (19) a taxa de juros da economia brasileira, que voltou ao patamar de cinco anos atrás. O Copom (Comitê de Política Monetária) determinou, por unanimidade, o corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica, para 15,75% ao ano, a mesma da reunião de março de 2001.

Com a decisão, a taxa de juros já caiu quatro pontos percentuais desde o início do processo de corte, em setembro do ano passado.

Este foi o sétimo corte consecutivo e o terceiro dessa magnitude. O primeiro corte, promovido em setembro, foi de 0,25 ponto percentual. Os quatro seguintes foram de meio ponto.

Neste ano, na reunião de janeiro, o Copom aumentou o corte para 0,75 ponto percentual e o mesmo aconteceu no encontro de março. Isso ocorreu porque as reuniões do colegiado deixaram de ser mensais e passaram a ocorrer a cada 45 dias, em média.

Ao final da reunião, o Comitê divulgou nota em que destaca: "Dando prosseguimento ao processo de flexibilização da política monetária iniciado na reunião de setembro de 2005, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 15,75% ao ano, sem viés, e acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

Com informações das agências.