06 fevereiro 2006

06/02/2006 - Folha admite erro em matéria sobre assessor de Lula

O jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira admitiu ter errado em reportagem publicada no último domingo, intitulada "Assessor de Lula critica o PT e o governo". Assinada pelo jornalista Fábio Victor, a matéria informa erroneamente que o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, teria feito "ácidos comentários sobre lideranças petistas, ministros e equipe econômica" do governo.
Na edição desta segunda-feira, Marco Aurélio Garcia contestou as informações publicadas no domingo. Segundo o assessor, o jornal publicou "supostas e desconexas declarações". "Diferentemente do que publica o jornalista Fábio Victor, não tenho dupla linguagem sobre os problemas que afetaram o PT no ano passado. Os conceitos grosseiros que me são atribuídos sobre a direção petista são fantasiosos. O rigor com que julguei práticas e pessoas do partido foi público, e nunca renunciei às minhas responsabilidades pessoais, quanto mais não seja por não haver podido impedir os desmandos ocorridos. Esclareço, finalmente, ser solidário com as políticas do governo que tenho a honra de servir, caso contrário dele teria me afastado", afirmou.
As pesquisadoras mencionadas na reportagem da Folha de S.Paulo também rebateram as informações da matéria. "Citar erroneamente os entrevistados é um grande desserviço para todos os envolvidos", afirmaram, em nota, Sue Branford e Hilary Wainwright.
Em uma nota na sessão Erramos, o jornal admitiu que errou ao suprimir trechos de frase citada na reportagem. A Folha de S.Paulo reconheceu ainda que uma frase atribuída a Marco Aurélio Garcia "foi publicada fora de seu contexto".
Agência Informes (www.informes.org.br