MOVIMENTO ESTUDANTIL
20 MIL ESTUDANTES REUNIDOS
Estudantes comemoram a nova gestão da Ubes
Anteontem (11/12), último dia do 36º Congresso da Ubes (Conubes), as discussões começaram logo pela manhã. Durante quatro dias, cerca de 1.500 estudantes discutiram temas importantes para a juventude brasileira, como a democratização do acesso à universidade e a importância da aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Das etapas estaduais, que resultaram no Conubes, participaram cerca de 20 mil estudantes, que elegeram 12 mil delegados. Estes representantes, por sua vez, elegeram 1.300 delegados para a etapa nacional. Do total de delegados nacionais, 1.099 estiveram no congresso e votaram as propostas.
No último dia do encontro, os representantes das entidades e estudantes decidiram que o número de membros da Diretoria da Ubes será ampliado de 45 para 51 diretores. Também foi criado o cargo do Segundo Vice-Presidente, para substituir o Diretor de Políticas Institucionais na Diretoria Executiva da Ubes.
Moções
As causas solidárias também foram discutidas e decididas pelos participantes. Ao todo, foram 11 moções que dão aos estudantes a faculdade da solidariedade com outros povos. Entre elas está a condenação de George Bush por crimes de guerra contra a humanidade, com o abaixo-assinado que percorre o mundo por iniciativa do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz, somando-se ao desafio de coletar um milhão de assinaturas contra o presidente norte-americano.
Outra moção votada diz respeito à luta pela libertação dos cinco heróis cubanos prisioneiros nos EUA por combaterem as tentativas de cometer atentados terroristas contra Cuba.
O Congresso da Ubes também comemora a vitória da democracia bolivariana na Venezuela, que mais uma vez derrotou as pretensões golpistas da direita antidemocrática.
A Ubes também se solidariza com Olivério Medina, preso sem ter cometido nenhum crime, senão a denúncia das violações dos direitos humanos, o apoio político do processo de paz - contrário à criminalização da luta insurgente naquele país. A Ubes acredita que o Estado colombiano apresentou denúncias forjadas pedindo a extradição de Olivério, preso por determinação do Ministro do STF, Gilmar Mendes.
Nova diretoria da Ubes
A votação das chapas que disputaram a eleição para a nova diretoria da Ubes foi apresentada aos estudantes por volta das 15h. Foram três chapas: “O movimento estudantil unificado para as mudanças no Brasil”, formada pela UJS, Independentes, Juventude do PT, Juventude Revolucionária 8 de Outubro (MR8) e Juventude Popular Socialista (PPS); “Rebele-se, a hora é essa”, integrada pela União da Juventude Rebelião (PCR), Juventude do PSOL, União da Juventude Comunista (PCB), e Juventude da Corrente O Trabalho (PT); e “Teu silêncio me agride”, composta pela Juventude Socialista Brasileira (PSB).
Cada chapa teve 10 minutos para apresentar suas propostas para a nova gestão que foi escolhida por 1100 delegados presentes no encontro. Para a apuração dos votos, cada chapa elegeu três fiscais para acompanhar os resultados.
O parecer da mesa saiu por volta das 16h e a antiga diretoria da Ubes convocou os membros da entidade a comparecerem à mesa e assim empossar a chapa vencedora.
UJS está na chapa vencedora
A chapa 3 “O movimento estudantil unificado para as mudanças do Brasil” foi a vencedora com 744 dos 1080 votos. As outras duas chapas – Rebele-se, a hora é essa e Teu silêncio me agride – tiveram, respectivamente, 211 e 124 votos. Também houve um voto nulo.
Antes de passar a gestão à nova chapa, o presidente da antiga gestão da Ubes, Marcelo Gavião, homenageou outros membros da União Brasileira dos Estudantes e disse que “ser da Ubes é uma experiência importante na vida do estudante secundarista brasileiro, pois quem participa verdadeiramente da entidade por dois anos dedica seu tempo para a discussão da importância da luta do estudante brasileiro”. Gavião disse ainda que o novo presidente da Ubes, o mineiro Thiago Franco, terá a tarefa de conduzir a entidade com mobilizações por todo país.
O novo presidente parabenizou Gavião pela excelente gestão dos últimos dois anos. “A última gestão da Ubes nos deixou grandes méritos que servirão de base para que possamos fazer mais pelos estudantes secundaristas brasileiros, para sermos melhores e mobilizarmos mais pessoas em todo país”, concluiu o novo presidente. Ao final da votação, Thiago ainda tomou um banho de refrigerante e foi aclamado pelos estudantes e membros da chapa.
De Brasília,
Ivana Sant'Anna