30 novembro 2005

30/11/2005 - Juarez: Conservadores tentam esconder os avanços do governo Lula




O economista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Juarez Guimarães, em encontro na noite de ontem (29) com a bancada do PT na Câmara, destacou que há inúmeras realizações do governo Lula. Ele citou o combate à corrupção e a adoção de políticas públicas de inclusão social, mas ressalvou que setores conservadores tentam minimizar ou esconder esses avanços. “No caso da corrupção, por exemplo, o que o atual governo faz supera, e muito, o que todos os outros fizeram”, disse.

O encontro foi o segundo de uma série que o líder Henrique Fontana (RS) programou realizar com intelectuais a fim de subsidiar os deputados em seu trabalho parlamentar e político. O primeiro intelectual a ser ouvido, na semana passada, foi o professor Emir Sader, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor da Universidade de São Paulo.

Ambos falaram sobre a importância do apoio da militância, dos movimentos sociais e da intelectualidade de esquerda para a consolidação da democracia no Brasil e a continuidade de diferentes políticas públicas que vêm sendo implementadas pelo atual governo.

Esse apoio, na análise de ambos os pensadores, será de extrema importância para a reeleição de Lula, caso ele seja mesmo candidato a um segundo mandato.

Sader, como Juarez Guimarães, assinalou que setores conservadores do país tentam eclipsar, inclusive com apoio de certos segmentos da mídia, os avanços e conquistas do governo Lula.


Agência Informes (www.informes.org.br)