21 setembro 2005

Governo FHC manobrou pela Telecom Itália, diz Dantas


O banqueiro depõe


Brasília - O dono do Opportunity, Daniel Dantas, citou há pouco o ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, o ex-presidente do BNDES, Andrea Calabi e o ex-presidente da Previ, Luiz Tarquino, como integrantes do governo passado que teriam interferido nas disputas entre os sócios da Brasil Telecom.
"Houve uma sucessão de tentativas de tomada de controle pela Telecom Itália, com o apoio dos fundos de pensão e membros do governo passado", disse Dantas em depoimento às CPIs dos Correios e do Mensalão.
Ele relatou que em 1999 recebeu uma visita do então presidente da Telecom Itália, Roberto Colanino, que queria assumir o controle da Brasil Telecom. "Foi uma reunião áspera", afirmou. Segundo Dantas durante o encontro, Colanino dissera que o governo brasileiro havia dito a ele que gostaria de ter a Telecom Itália controlando a Brasil Telecom.
Espionagem
Ao responder a uma pergunta sobre a contratação da Kroll, envolvida em espionagem de membros do atual governo, Dantas disse que a Kroll foi contratada pela Brasil Telecom e não por ele, e que a empresa foi contratada para investigar e não espionar.
Ele afirmou também que o objeto da investigação era a Telecom Itália. "A Brasil Telecom nunca pediu à Kroll que investigasse membros do governo", afirmou.
Gerusa Marques