ALCKMIN , DASLU , PORTO DE SANTOS,TUDO A VER
Daslu obteve facilidades de Alckmin, acusa Simões
O líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Renato Simões, denunciou a participação de agentes do governo do Estado no sistema de corrupção com o desembaraço de cargas para a Daslu.
Denúncia da mesma prática, incluindo o Porto de Santos, já havia sido feita por Simões na CPI do Narcotráfico, em 2001, da qual foi um dos relatores.
A loja, que foi inaugurada em junho último com a presença do governador Geraldo Alckmin, obteve em tempo recorde da Secretaria estadual da Fazenda o consentimento de um Regime Especial de Tributação, inédito no país, para emissão de notas num caixa único, que está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Estado, através de auditoria especial, solicitada pelo líder da bancada.
Para Simões, é necessário que o governo dê explicações. "Como uma empresa que está sendo investigada por sonegação fiscal recebeu o consentimento de um sistema que fragiliza a fiscalização?", questionou o parlamentar.
As investigações foram iniciadas em 2001 pelo Ministério Público Federal, após uma apreensão no aeroporto de Guarulhos. Foi apurado um sistema de subfaturamento montado através da importadora Multiport, que comanda a offshore Horace Trading, que por sua vez é administrada pela empresa Transglobal.
Todas as empresas estão sob a responsabilidade de Celso Lima, contador da Daslu, que foi detido com a proprietária Eliane Tranchesi, na Operação Narciso da Polícia Federal, em julho deste ano.
As informações são da Liderança do PT na Assembléia Legislativa.
LA