Em franco declínio de sua audiência, a TV Globo
amargou em setembro a pior audiência de sua história; segundo dados do
Ibope divulgados nesta quarta-feira, 1º, a emissora dos irmãos Marinho
obteve apenas 12,2 pontos de audiência na Grande São Paulo; em agosto, o
patamar era de 12,5 pontos; comparado com setembro de 2013, a audiência
caiu 16%; cada ponto corresponde a 65.201 domicílios na Grande São
Paulo; emissora atribui ao horário de propaganda eleitoral fiasco na
audiência; Jornal Nacional, apresentado por William Bonner, registrou a
pior audiência em 2013; com mais acesso, brasileiro tem recorrido cada
vez mais à internet para buscar informação e entretenimento
247 - A TV Globo caminha a passos largos na redução
de sua audiência. Segundo dados do Ibope divulgados nesta quarta-feira,
1º, a emissora dos irmãos Marinho fechou setembro como pior mês da sua
história na Grande São Paulo. Globo obteve apenas 12,2 pontos de
audiência. Em agosto, o patamar era de 12,5 pontos.
Se comparado com o mesmo mês do ano passado, a queda é ainda maior. A
emissora marcou 14,4 pontos – ou seja, a audiência caiu 16%. Segundo a
fórmula do Ibope para calcular a audiência, cada ponto medido
corresponde a 65.201 domicílios na Grande São Paulo. Emissora atribui ao
horário de propaganda eleitoral o fiasco na audiência.
As rivais oscilaram muito pouco de agosto para setembro. A Record
subiu de 5,9 para 6 pontos; o SBT, manteve-se em 5,5; Band caiu de 2,3
para 2,2; a Rede TV! de 0,9 para 0,8. A informação é do jornalista Lauro
Jardim.
A Globo enfrenta há alguns anos uma grave crise de audiência. O
Jornal Nacional, seu programa mais importante, registrou em 2013 seu
pior ano da história em audiência. Apenas nos últimos dois anos, 2012 e
2013, a queda foi de 18,4%, e na última década, despencou 30%.
Outra razão é que, assim como jornais e revistas, as emissoras de
televisão também têm perdido público para a internet. No caso da
emissora da família Marinho, mesmo no horário nobre (das 18h à
meia-noite), em que estão concentradas as principais atrações, a queda
da audiência foi maior, caindo de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos
(2013).