11 setembro 2014

No Alvorada, 54 reitores federais apoiam Dilma

:
Grupo de reitores entregou hoje à presidente, durante encontro no Palácio da Alvorada, uma carta de apoio à sua candidatura; reitores reconhecem "todo o trabalho" desenvolvido pelo governo da presidente na área da educação, segundo a porta-voz Margareth Diniz, da Universidade Federal do Piauí, e que o Brasil está no "rumo certo"; grupo acredita ainda que o governo do PT ficará marcado como o que mais investiu na área; presidente Dilma defendeu a importância da transferência dos recursos do pré-sal para a educação e recebeu uma carta de reivindicações para o próximo governo



247 – Um grupo formado por 54 reitores de universidades federais se reuniram nesta quinta-feira 11 com a presidente Dilma Rousseff (PT), a quem declararam apoio à reeleição. No Palácio da Alvorada, onde Dilma discursou, os reitores também entregaram a Dilma uma carta com reivindicações para o ensino superior público em um eventual segundo governo da petista.
O encontro aconteceu no mesmo dia em que a campanha do candidato do PSDB, Aécio Neves, divulgou um site e uma lista com 100 nomes de especialistas em diversas áreas que declaram ser "100% Aécio". Estratégia é mostrar apoio qualificado ao tucano e passara mensagem de que fazem parte do time do candidato, e não aceitariam formar outro governo, como o de Marina Silva, que diz que governará com "os melhores".
Porta-voz dos reitores que foram hoje a Brasília, a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, disse que o grupo reconhece "todo o trabalho" desenvolvido pelo governo da presidente na área da educação, e que o Brasil está no "rumo certo". O grupo acredita ainda, segundo ela, que o governo do PT ficará marcado como o que mais investiu em educação.
Segundo Margareth Diniz, 54 dos 58 reitores que compõem a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) oficializaram o apoio à petista. Em maio, o grupo havia se reunido com Dilma para apresentar um plano para o ensino superior nos próximos dez anos. Nesta quinta-feira, os reitores pediram que Dilma reafirme seus compromissos com a expansão das universidades federais.
Durante o encontro, Dilma defendeu a importância da transferência dos recursos do pré-sal para a educação e "recebeu a carta com muita alegria", segundo o relato da reitora. "Porque sendo uma classe de reitores, que lida com a educação superior, considerando a importância que é tratar da educação superior no país, receber um manifesto de reitores é algo que ela achou muito importante", contou ela.