27 maio 2014

Pesquisa Souza Lopes/Correio aponta Dilma com 56%, Campos 13, 6% e Aécio 11,8%


Na consulta estimulada de intenções de voto para presidente da República, o Instituto Souza Lopes constou um crescimento de 6,9 pontos percentuais da presidente Dilma (pré-candidata à reeleição pelo PT), em relação à primeira pesquisa. 

O Instituto Souza Lopes também constatou o crescimento do pré-candidato do PSB, Eduardo Campo, sobre o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves na Paraíba. Na primeira pesquisa, Aécio estava em segundo lugar e Campos, em terceiro. Agora, ocorre o contrário. 

Se as eleições fossem hoje, Dilma teria 56% das intenções de votos, contra 49,1% verificados na pesquisa anterior. Eduardo Campos ficaria em segundo lugar, com 13,6%. Na pesquisa anterior, ele estava em terceiro, com 12,9%. Aécio Neves ficaria em terceiro lugar, hoje, com 11,8%. Na pesquisa anterior, ele apareceu em segundo lugar, com 14,3%. 

Segundo o Instituto Souza Lopes, os votos brancos e nulos na consulta estimulada para presidente agora, somariam 11%, contra 13,6% da pesquisa anterior. Os eleitores que não sabiam em quem votar ou não responderam à pesquisa anterior para presidente da República eram 10,1%. Agora, são 7,7%. 

Espontânea: petista aparece com 42,1%

Na consulta espontânea, Dilma tem 42,1%. Eduardo Campos está com 7,2% e Aécio Neves, com 7,%. Lula aparece na espontânea com 3%, seguido de José Serra, com 0,6% e Marina Silva, com 0,5%. Entre os entrevistados, houve quem respondesse espontaneamente que votaria em Getúlio Vargas (0,1%), Magno Malta (0,1%), Pastor Everaldo (0,1%). Os brancos e nulos são 7,3% e 32,1% não sabem ou não opinaram. 

Na primeira pesquisa (consulta espontânea) para presidente, Dilma tinha 36,1%. Aécio estava com 9,2% e Eduardo Campos, com 6,9%. Naquela pesquisa, o ex-presidente Lula apareceu em quatro lugar, com 4,1%. Em quinto lugar, apareceu Marina Silva, com 1,3%, seguida de José Serra, com 0,7%. Vários outros nomes foram citados, a exemplo de Cássio Cunha Lima, Cristovão Buarque, Joaquim Barbosa, Celso Russomano, Efraim Filho, Fernando Henrique, José Álvaro Pereira, Magno Malta, Miriam, Pastor Everaldo, PSC, Raul Seixas e Veneziano. 

A pesquisa de intenções de voto para presidente da República foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

58,3% têm pouco interesse nas eleições

O diretor do Instituto Souza Lopes, Bruno Souza Lopes, disse que os números da segunda pesquisa indicam que o interesse pelo processo eleitoral na Paraíba ainda é muito baixo. “Temos 58,3% de eleitores que têm pouco ou nenhum interesse nas eleições. Essa postura reflete o fato de poucas mudanças terem acontecido no quadro eleitoral do Estado da Paraíba”, declarou Bruno Souza Lopes. 

Segundo ele, a mudança mais acentuada foi verificada- de uma pesquisa para outra- nas intenções de voto para presidente da República. “Na segunda pesquisa, a presidente Dilma Rousseff, subiu de 49,1% para 56% das intenções de votos. Na segunda pesquisa, o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, ultrapassou Aécio Neves na Paraíba”, comentou Bruno Souza Lopes.

Portal Correio
Para ler mais notícias do Araruna Online, clique em ararunaonline.com/noticias. Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.