28 maio 2014

Dilma torna permanente desoneração a 56 setores

:
Presidente Dilma Rousseff (PT) e ministro Guido Mantega anunciaram, nesta terça (27), que o governo decidiu tornar permanente a desoneração da folha de pagamento para 56 setores já beneficiados pela medida, atendendo pleito dos empresários; expectativa é que a renúncia fiscal seja da ordem de R$ 21,6 bilhões ao ano, considerando as atuais áreas da economia já beneficiadas e com base no montante estimado de perda de arrecadação para 2014; empresariado comemorou; vice-presidente da CNI, Paulo Tigre, disse que medida melhora fluxo de caixa, reduz valor da contribuição e aumenta competitividade

247 - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (27) a empresários que vai autorizar a desoneração permanente da folha de pagamento para todos os setores que já são contemplados pelo benefício. As áreas beneficiadas envolvem, entre outras, construção, automotiva, pneumáticos, têxtil, naval, aérea, material elétrico, meios de comunicação, móveis, brinquedos. A medida passará a valer a partir de 2015.
O vice-presidente da CNI, Paulo Tigre, enumerou alguns benefícios da decisão. De acordo com ele, há melhoria de fluxo de caixa, redução do valor da contribuição, aumento da competitividade em 70% no mercado externo e de 48% na exportação de produtos importados.
Abaixo matéria da Agência Reuters
BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal decidiu tornar permanente a desoneração da folha de pagamento para setores já beneficiados pela medida, anunciou nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião com empresários.
Segundo Mantega, a expectativa é que a renúncia fiscal seja da ordem de 21,6 bilhões de reais ao ano daqui para frente, considerando as atuais áreas da economia já beneficiadas e com base no montante estimado de perda de arrecadação para 2014.
O ministro afirmou ainda, a jornalistas, que os setores beneficiados pela desoneração da folha elevaram o nível de emprego, enquanto áreas não contempladas reduziram a quantidade de trabalhadores, de maneira geral.
Atualmente, 56 setores contam com a desoneração da folha de pagamento, que até a decisão desta terça-feira teria validade até o fim de 2014.
Mantega disse que o benefício não será estendido a novos setores neste ano, mas que isso ocorrerá ao longo do tempo.
(Por Luciana Otoni e Nestor Rabello)