08 março 2014

Dilma: "A mulher é a nova força que move o Brasil"

“Nos últimos onze anos, das 36 milhões de pessoas que saíram da extrema pobreza, mais da metade são mulheres. Igualmente são mulheres, mais da metade das 42 milhões de pessoas que alcançaram a classe média. O Brasil criou, nos últimos três anos, 4,5 milhões de empregos. Mais da metade desses empregos, com carteira assinada, foram conquistados pelas mulheres. Por este e outros motivos, podemos dizer que a mulher é a nova força que move o Brasil”.
Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV pelo Dia Internacional da Mulher, a presidenta disse que das 20 maiores economias mundiais o Brasil é, proporcionalmente, a que tem mais mulheres empreendedoras.
Segundo ela, isso ocorre porque a mulher brasileira tem a sensibilidade de perceber que, abrindo um negócio próprio, ela pode administrar melhor sua vida e a de sua família. Para apoiar o empreendedorismo, a presidenta lembrou que foram criadas novas linhas de crédito para as mulheres.
“Vejam o caso do programa Crescer, que é destinado a financiar pequenos empreendedores e oferece dinheiro barato e sem burocracia para a pessoa montar ou ampliar seu próprio negócio (…) de 2011 para cá, mais de 60% de todas as operações foram feitas por mulheres. Esta é uma prova contundente de como a mulher brasileira é guerreira e empreendedora, como sabe buscar o que quer”.
A presidenta disse ainda que um novo mundo de oportunidades se abre quando a força da mulher encontra apoio nas políticas do governo. Ela citou como exemplos o Pronatec, em que seis de cada dez alunos são mulheres, e o ProUni, com mais da metade das bolsas concedidas a mulheres.
“Este é o século das oportunidades. Este é o século do Brasil. E este é, sem dúvida, o século das mulheres! A mulher é a nova força que move o Brasil. Com esta força e esta energia vamos construir um futuro cada vez melhor para as nossas famílias. Viva o Dia Internacional da Mulher!”