02 dezembro 2013

Janot pede a JB 90 dias de domiciliar para Genoino

Edição/247 Fotos: STF | Folhapress:
Procurador-geral da República toma partido em meio aos laudos médicos sobre a saúde do deputado José Genoino; para Rodrigo Janot, volta do ex-presidente do PT ao Complexo da Papuda é potencialmente arriscada para a saúde dele; Janot quer que Genoino fique pelo menos 90 dias em regime de prisão domiciliar; com a solicitação, mais uma vez o destino dele está nas mãos do presidente do STF, Joaquim Barbosa; "meu pai não vai resistir à prisão", insiste Miruna, filha de Genoino; chegou a hora do duro Barbosa se sensibilizar?

247 - Em meio à polêmica dos laudos médicos emitidos por duas juntas de profissionais de saúde - ligados ao Hospital Universitário de Brasília, a pedido do presidente do STF, Joaquim Barbosa, e à Câmara dos Deputados, por determinação do presidente da casa, Henrique Alves -, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, resolveu tomar posição. Ele solicitou ao Supremo, por meio de parecer, o estabelecimento de prisão domiciliar para o deputado José Genoino por um período inicial de 90 dias.
A solicitação ocorre no momento em que aumenta a preocupação entre os familiares de Genoino sobre seu estado de saúde. "Meu pai não vai aguentar", insiste a filha dele, Miruna, que repete apelos por cuidados médicos especiais para o deputado.
Mais uma vez, a decisão sobre o destino de Genoino deve recair sobre o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Na semana passada, ao contrário do que fez com Genoino, Barbosa determinou que o ex-deputado Roberto Jefferson, também condenado na Ação Penal 470, seja submetido primeiro a uma junta médica para que, depois, ele avalie como irá determinar o regime prisional. Com o parlamentar e ex-presidente do PT ocorreu o contrário: prisão antes e junta médica depois.
O parecer de Janot vai sensibilizar Barbosa?
Abaixo, notícia da Agência Brasil a respeito:
André Richter
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou hoje (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da prisão domiciliar para o deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino por 90 dias. Com o parecer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, vai decidir se mantém a prisão domiciliar de Genoino ou determina a volta do deputado para a Penitenciaria da Papuda, no Distrito Federal.
A pedido de Barbosa, um laudo feito por uma junta médica do Hospital Universitário de Brasília, formada para avaliar o estado de saúde de Genoino, concluiu que ele é portador de cardiopatia "que não se caracteriza como grave".
No laudo de oito páginas enviado ao STF, a junta médica descreve os problemas de saúde de Genoino e diz que não é necessário tratamento domiciliar. Os médicos dizem que ele deve receber acompanhamento médico periódico. De acordo com o laudo, o ex-presidente do PT está com "condição patológica tratada e resolvida."