27 março 2008


Lula e Chavéz fecham acordo sobre sociedade em refinaria no Recife
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez participaram de uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26) para falar sobre o acordo fechado na noite anterior entre a Petrobras e a PDVSA, estatais petrolíferas, que estabelece as bases para a sociedade das duas empresas na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
O acordo determina os termos da constituição da sociedade, inclusive participação acionária, definida em 60% da Petrobras e 40% da PDVSA. A Refinaria Abreu e Lima terá um investimento de US$ 4,05 bilhões e capacidade para processar 200 mil barris de petróleo pesado por dia, 50% do Brasil e 50% da Venezuela.
O início de operação da refinaria está previsto para o segundo semestre de 2010.
Lula voltou a defender a entrada da Venezuela no Mercosul. "Todos nós queremos que a Venezuela seja membro definitivo do Mercosul. Todos nós. Pelo menos, dentro do governo e, certamente, dentro da sociedade brasileira. Mas nós temos que esperar o Congresso votar. Não há como o Poder Executivo impor a pauta ao Congresso", afirmou Lula.
A respeito do recente impasse diplomático que envolveu Equador e Colômbia, Lula elogiou o presidente da Venezuela e disse que ele foi o maior responsável pelo acordo que encerrou o conflito na OEA (Organização dos Estados Americanos)."Quem foi o grande pacificador do conflito Colômbia e Equador? Foi exatamente o presidente Chávez", disse Lula. "Por isso, ao ex-guerrilheiro, hoje pacificador, meus parabéns", completou.
Uol