09 junho 2014

Com 55%, Dilma lidera com folga disputa no Ceará

:
Dado é da pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira 9 pelo jornal Diário do Nordeste; com o resultado, presidente abriu 47 pontos de vantagem no estado contra o tucano Aécio Neves, que tem 8%; Eduardo Campos, do PSB, apareceu com apenas 6% das intenções de voto e o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 3%; na disputa pelo governo do estado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) lidera em todos os cenários pesquisados

Pernambuco 247 - A presidente Dilma Rousseff (PT) apareceu com 55% das intenções de voto do Ceará, em pesquisa realizada pelo Ibope no início de junho e divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal Diário do Nordeste. Com o resultado, a petista abriu 47 pontos de vantagem no Estado contra o senador e presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, que tem 8%. O ex-governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, apareceu com apenas 6% das intenções de voto e o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 3%. No Ceará Dilma tem o apoio do ex-socialista e governador do Ceará, Cid Gomes (PROS).
Na pesquisa para o Governo do Estado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) lidera em todos os cenários pesquisados. Na disputa mais acirrada, Eunício aparece com 30% das intenções de voto, contra 22% do vice-governador Domingos Filho (PROS) e 15% do ex-deputado Roberto Pessoa (PR). No cenário mais folgado, Eunício tem 34%, contra 13% da ex-secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela (PROS) e 16% de Roberto Pessoa. Eunício tem aparecido também como o candidato com o menor índice de rejeição para o governo cearense, com 11%.
Na disputa pelo Senado, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) aparece na frente, com 47% das intenções de voto. O senador Inácio Arruda (PCdoB) tem 18%, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), tem 7% e o deputado federal José Guimarães (PT) aparece com 6% da preferência. Os dados foram pesquisados pelo Ibope entre os dias 1 e 4 de junho, com 1.008 eleitores.
Ao comentar sobre a sucessão estadual, o governador Cid Gomes declarou que o PROS vai começar a se definir a partir desta segunda-feira (9). De acordo com o gestor, o planejamento da legenda era elaborar primeiramente o programa de governo, para depois trabalhar o nome do candidato. "Todos [os nomes cotados] têm chances no momento. A preocupação inicial é com a elaboração do projeto", afirmou Cid, para a Folha de S. Paulo.
A cizânia com Eunício Oliveira também foi comentada pelo governador. Eunício participa da base governista do Ceará, mas deve disputar o Governo do Estado contra um candidato do PROS. "Não falo com o senador Eunício desde março, quando almoçamos juntos e ele pediu meu apoio na campanha dele. Na ocasião, eu disse a ele que precisava esperar a definição dos outros partidos que compõem a base, pois todos têm seus anseios e precisam ser ouvidos. Ele se precipitou e rompeu a aliança. Foi uma ação dele. Não tive muito que fazer", afirmou o governador.