05 abril 2014

É sexta-feira, e o fim do mundo ainda não chegou

Blog Balaio do Kotscho

ok É sexta feira, e o fim do mundo ainda não chegou
Chegamos a sexta-feira, e até onde minha vista alcança o tão anunciado fim do mundo mais uma vez não chegou. Aqui em casa, pelo menos, ainda não temos racionamento de água nem de luz, a Petrobras vai deixando as manchetes e, pelo jeito, dificilmente teremos a CPI da Petrobras que a oposição tanto queria para poder dar início à campanha eleitoral. Vai ter que procurar outro discurso.
A turma do "apocalipse já" agora joga suas fichas na pesquisa Datafolha que deverá ser divulgada amanhã, após uma semana inteira de especulações anunciando a queda da presidente Dilma, que mexeram com a Bolsa, como já se tornou rotina. A presidente viajou menos e deixou o palco livre para seus dois principais concorrentes, enquanto o recém nomeado ministro Ricardo Berzoini assumia a articulação política do governo, fazendo o papel de bombeiro para acalmar os aliados. Parece que começou bem, ao admitir que o PT precisa "fazer concessões" para manter a mesma base de apoio de 2010.
Aécio deu entrevistas coletivas todos os dias sem anunciar nada de novo, lutou como um leão pela criação da CPI da Petrobras, até já ameaçou ir à ao Supremo Tribunal Federal, e foi bastante aplaudido pelos empresários reunidos por João Dória Júnior, o promoter predileto do grande capital. E ainda apresentou o banqueiro Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central de FHC, como o principal mentor econômico de um possível governo tucano vintage.
Eduardo aproveitou seus últimos dias como governador de Pernambuco para inaugurar obras, algumas inacabadas e, no próximo dia 14, oficializa sua união com a vice Marina Silva, cada vez mais anti-PT, na esperança de finalmente dar uma chacoalhada na sua campanha.
Candidatos e eleitores, principalmente jornalistas e marqueteiros, ficam agora na expectativa do que vai dizer o Datafolha. A pesquisa foi a campo na quarta-feira, com um balaio de perguntas sobre problemas enfrentados pelo governo, antes de entrar no assunto propriamente dito, para saber em quem o entrevistado pretende votar. Nas eleições passadas, o mesmo Datafolha criticou este método adotado por outros institutos, alegando que isto pode influenciar a cabeça do eleitor. Agora, já começamos a analisar pesquisas antes mesmo da divulgação dos resultados...
Seja como for, vamos todos ter assunto para os próximos dias, já que a campanha eleitoral no Brasil cada vez mais se resume a pesquisas e estratégias dos marqueteiros, e o tradicional Fla-Flu de acusações entre candidatos e partidos. Enquanto isso, o povo vai tocando sua vida e se preparando para tomar uma cervejinha ao final do expediente, que ninguém é de ferro. Afinal, hoje é sexta-feira. Divirtam-se.
Bom final de semana a todos os sobreviventes.