14 março 2014

Dilma entrega casas: "Brasil de hoje é bem diferente"

Roberto Stuckert Filho/PR:
A presidente reuniu no mesmo palanque adversários políticos no estado, como o governador Siqueira Campos (PSDB) e a senadora Kátia Abreu (PMDB), e se disse orgulhosa de estar mais uma vez entregando casas do Minha Casa Minha Vida; "Me alegra muito ver que o Brasil de hoje é bem diferente daquele Brasil do passado, aquele Brasil em que a casa própria era privilégio de alguns, e hoje é direito de todos. Estar recebendo essas casas, portanto, é um ato de cidadania, é porque cada de vocês, cada uma das mulheres e dos homens aqui presentes são cidadãos de um país que reconhece o direito do povo brasileiro a ser o grande beneficiário do crescimento do país"

Tocantins 247 – A presidente Dilma Rousseff entregou nesta sexta-feira, 14, em Araguaína, 1.788 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. A presidente reuniu no mesmo palanque adversários políticos no estado, como o governador Siqueira Campos (PSDB) e a senadora Kátia Abreu (PMDB), e se disse orgulhosa de estar mais uma vez entregando casas do Minha Casa Minha Vida.
“Me alegra muito ver que o Brasil de hoje é bem diferente daquele Brasil do passado, aquele Brasil em que a casa própria era privilégio de alguns, e hoje é direito de todos. Estar recebendo essas casas, portanto, é um ato de cidadania, é porque cada de vocês, cada uma das mulheres e dos homens aqui presentes são cidadãos de um país que reconhece o direito do povo brasileiro a ser o grande beneficiário do crescimento do país”, afirmou a presidente.  Dilma lembrou que já foram entregues 1,58 milhão de unidades do Minha Casa Minha Vida em seu governo e que há outras 1,58 milhão já contratadas para serem entregues.
A presidente anunciou investimentos também no Aeroporto de Araguaína. “O aeroporto daqui da cidade vai receber os investimentos necessários para serem modernizados e ampliados”, anunciou ainda a presidenta, depois de citar perspectivas promissoras para os jovens de Araguaína com um campus da Universidade Federal do Tocantins e uma escola técnica.
Os moradores do Residencial Costa Esmeralda I, II, III e IV receberam, junto com as chaves, o cartão Minha Casa Melhor, para financiar móveis e eletrodomésticos. As casas ficam em uma área de expansão urbana, a 5 quilômetros do centro de Araguaína, dotada de infraestrutura como asfalto, drenagem, calçadas, ciclovias, praças e quadras de esporte cobertas. Os projetos receberam investimento de R$ 89,4 milhões e devem beneficiar 7 mil famílias. No interior das casas, há aquecedor solar, os cômodos são forrados com PVC, são pintados e possuem cerâmica. O tamanho da casa é de 40,76m² e o lote é de 180m².
A presidente lembrou que Araguaína recebeu oito médicos do programa Mais Médicos. “Em Araguaína poderai até ter médicos para as camadas mais ricas da população, mas para as camadas mais pobres não tinha, e agora tem”. Dilma mencionou recursos de R$ 12 milhões  que foram liberados para implantação do projeto Via Lago que prevê a continuidade da avenida Marginal Neblina.
O governador tucano Siqueira Campos agradeceu os investimentos do governo federal no Tocantins. "Araguaína e o Tocantins jamais esquecerão os benefícios que a presidente Dilma está trazendo", afirmou. Siqueira Campos também cobrou apoio do governo federal para a implantação das grandes regiões metropolitanas de Araguaína e Gurupi e para a capital do estado, Palmas. “Queremos uma providência definitiva para a construção da Hidrovia Tocantins”, disse Siqueira Campos. A obra da Hidrovia Araguaia-Tocantins prevê a retirada de pedras em um trecho de cerca de 35 quilômetros no Rio Tocantins para tornar o local navegável para embarcações cargueiras no período da seca, entre agosto e janeiro.
Também participaram do evento o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, os senadores Kátia Abreu (PMDB), Ataídes Oliveira (Pros) e Vicentinho Alves (SDD), além de deputados federais, estaduais, do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), e autoridades locais.