16 agosto 2007


Indústria prevê alta recorde do emprego em 2007 em São Paulo
As boas taxas de crescimento no nível de emprego da indústria paulista desde o início do ano já levam o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) a projetar um crescimento recorde até o final de 2007. "Se nada de extraordinário acontecer, principalmente no setor sucro-alcooleiro, temos tudo para superar a marca de 2004", diz Carlos Cavalcanti, economista-chefe do Ciesp. Em 2004, o crescimento no nível de emprego na série do Ciesp foi recorde, com 94 mil vagas.

De acordo com os dados divulgados pelo Ciesp, a indústria paulista já ultrapassou essa marca, com 101,3 mil vagas criadas entre janeiro e julho de 2007. No mesmo período, em 2004, a indústria havia criado 90.436 empregos. A perspectiva é que no segundo semestre alguns setores comecem a demitir por conta da sazonalidade, como é o caso do sucro-alcooleiro, maior responsável pela alta no nível de emprego até agora.

Apesar da sazonalidade das demissões, sempre há um resíduo positivo depois das contratações e demissões. "Nós esperamos que ele seja grande o suficiente para fazer a diferença", disse Cavalcanti. "Mantidas as condições atuais, é muito provável que a gente mesmo ultrapasse 2004", concordou Boris Tabacof, diretor do departamento de economia da entidade. "Estamos num dos primeiros estágios de um desenvolvimento que promete ser sustentável. Isso afeta a economia e, por conseqüência, o nível de emprego. "

Este foi o melhor mês de julho de toda a série da pesquisa do Ciesp (desde 2000), com 8.470 novas vagas e alta de 0,39% na comparação com o mês anterior.


Valor Econômico