15 setembro 2006

SÃO PAULO TAMBÉM É LULA
Lula sobe e abre 14 pontos sobre Alckmin em São Paulo
“Em apenas uma semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, subiu 3,6 pontos percentuais na preferência dos eleitores paulistas e chegou a 46,1% das intenções de voto.
.
No mesmo período, o ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, caiu 2,5 pontos e está agora com 32% da preferência. A candidata Heloísa Helena, do PSOL, também caiu, de 7,7% no levantamento feito entre 2 e 4 de setembro para 5,8% na pesquisa atual, realizada entre os dias 9 e 11 de setembro.
É o que revela a sexta rodada da Pesquisa DCI/Engrácia Garcia sobre a sucessão presidencial em São Paulo, que ouviu 2 mil eleitores paulistas. Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 16.985/2006.”
.
Os candidatos Rui Pimenta (PCO) José Maria Eymael (PSDC), Cristovam Buarque (PDT) e Luciano Bivar (PSL) aparecem com 0,1% das intenções de voto. Eymael e Bivar não oscilaram, mas Buarque caiu dos 0,3% que tinha enquete anterior. A candidata do PRP, Ana Maria Rangel, que luta na Justiça para ter o registro de sua candidatura reconhecido, não foi incluída no levantamento. Votos nulos e brancos somaram 6,8% e 8,9% dos entrevistados ainda não sabem em quem votarão no próximo dia 1°.
.Vitória no primeiro turno
Nesta sexta Pesquisa DCI/Engrácia Garcia, a diferença entre Lula e Alckmim subiu de 8 para 14 pontos percentuais. Com os 46% da preferência dos eleitores, Lula tem mais do que os 38,2% de seus adversários somados. Assim, pelo critério do voto válido, o presidente conseguiria, também em São Paulo, a reeleição já no primeiro turno, conforme as pesquisas nacionais têm indicado..
Outra forma de registrar o favoritismo de Lula no estado que até abril foi governado por Geraldo Alckmin é olhando as intenções de voto na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz, sem a ajuda de um cartão com o nome dos candidatos, em quem vai votar. Lula subiu de 32% dos votos espontâneos do levantamento de 2 a 4 de setembro para 34% nesta sexta rodada da Pesquisa DCI/Engrácia Garcia. Alckmin, que tinha 24,8%, caiu para 22,5% e a senadora Heloísa Helena ficou estável em 3,3% contra 3,5% do levantamento anterior.”
Luiz Antonio Magalhães / DCI
Do blog Brasil! Brasil