14 setembro 2006

ORGULHO DE SER PT
Preferência popular
Ibope confirma Tião Viana como um dos senadores mais bem votados do país
Senador Tião Viana é unanimidade em todas as camadas da população e em todos os municípios acreanos
Whilley Araújo
Pesquisa do Ibope divulgada pela TV Acre na terça-feira apontando o senador Tião Viana (PT-AC) como o preferido para a reeleição no Acre (mais de 66% das intenções de votos) mostra também que o parlamentar pode vir a ser, proporcionalmente, o mais bem votado do país.
De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, Viana estaria ao lado do ex-governador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) e do ex-governador de Goiás, Marconi Pirilo (PSDB), na disputa do título do senador campeão de votos da federação.
As últimas pesquisas do Ibope em Pernambuco e Goiás mostram que Vasconcelos e Pirilo estão com 66% de intenção de votos - o mesmo percentual atribuído a Tião Viana. O detalhe é que Tião Viana está no primeiro mandato e nunca exerceu cargos executivos, o que deixa claro que sua aceitação é, exclusivamente, em função da sua ação parlamentar.
No exercício do primeiro mandato, Tião Viana atingiu grandes feitos. Foi o primeiro acreano a alcançar o posto mais elevado na hierarquia da política nacional, chegando à primeira-vice-presidência do Senado Federal. Além disso, no biênio 2001/2002, foi líder do PT e do bloco de sustentação do governo no Senado. Hoje, além de vice-presidente, Tião é apontado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos parlamentares mais atuantes e influentes do Congresso Nacional.
Médico infectologista com doutorado pela UnB (Universidade de Brasília), Viana é o companheiro de chapa do candidato da Frente Popular do Acre (FPA), Binho Marques, que, também na última pesquisa Ibope, aparece com 52% das intenções de voto, com todas as possibilidades de ser eleito já no primeiro turno.
Tião é idealizador e membro integrante do projeto “Saúde Itinerante” no Acre e foi eleito senador da República para o período de 1999 a 2006.