14 setembro 2006

GOVERNO LULA.
Agência Reuters (14/09/06)
Inadimplência em SP é a menor desde fim de 2004, diz Fecomercio

Reproduzido do Agência Reuters (14/09/06)

A inadimplência do consumidor (dívidas em atraso) na cidade de São Paulo atingiu em setembro o menor patamar desde dezembro de 2004, enquanto o endividamento (total de dívidas, com ou sem atraso) ficou estável, informou a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) nesta quinta-feira. A parcela de inadimplentes recuou para 35% dos consumidores, ante 37% em agosto.

"Apesar do recuo discreto de dois pontos percentuais, trata-se do menor nível de inadimplência de toda a série histórica, atrás somente de dezembro de 2004, quando o percentual atingiu 32%", apontou a Fecomercio em comunicado. O endividamento do consumidor manteve-se em 55% em setembro, mas caiu em relação a igual mês de 2005, quando era de 66%.

"A melhora generalizada dos indicadores é algo natural. Após um ciclo ascendente de endividamento no fim de 2005 e início deste ano, houve uma reversão no quadro", disse o presidente da Fecomercio, Abram Szajman, no comunicado. A Fecomercio alertou, no entanto, que o endividamento pode aumentar no final do ano e, se a renda não crescer, mais consumidores podem ficar inadimplentes.

"A proximidade do fim do ano costuma favorecer as contratações de novos empréstimos. Como o crescimento da renda não acompanha o aumento da concessão de crédito, eleva-se o risco futuro de inadimplência", acrescentou Szajman. A pesquisa da Fecomercio ouve mensalmente cerca de 1.000 consumidores em São Paulo.

Leia Também: Inadimplência cai 5,1% e confiança do consumidor melhora em setembro