14 setembro 2006

14/09/2006 - 11:29 Herança tucana: "Máfia atuava com aval de Serra", diz Correio Braziliense

Reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal Correio Braziliense revela que a chamada máfia das ambulâncias agia com o aval do ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB), candidato ao governo de São Paulo. De acordo com a matéria, o tucano teria determinado o empenho e a elaboração de convênios para emendas destinadas à compra de ambulâncias junto a empresas do grupo Planam.
Segundo a reportagem "Máfia atuava com aval de Serra", assinada pelo jornalista Gilberto Nascimento, documentos mostram que o tucano "sabia da movimentação de parlamentares para aprovar emendas que distribuiriam ambulâncias superfaturadas para o estado de Mato Grosso — no famigerado esquema dos sanguessugas arquitetado pela empresa Planam, do empresário Luiz Antonio Vedoin".
O ministro "teria determinado ao Fundo Nacional de Saúde para `providenciar o empenho e elaboração do convênio`, no caso de uma emenda no valor de R$ 88 mil, para o município de Nossa Senhora do Livramento (MT)", informa o jornal. Ainda segundo o Correio, a cidade integrava uma relação feita pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) de municípios a serem beneficiados por meio de emendas.
A reportagem menciona ainda um
ofício do então secretário-executivo do Ministério da Saúde, Barjas Negri, "que depois viria a substituir Serra, quando o tucano deixou o cargo para disputar a Presidência da República em 2002". No dia 13 de dezembro de 2001, "Negri pediu ao Fundo Nacional de Saúde o `empenho e a elaboração do convênio, com posterior retorno a esta Secretaria Executiva`, a fim de garantir a ambulância ao município. Destacou, no documento, ser uma `determinação do Senhor Ministro José Serra`. Essa ambulância, posteriormente, foi fornecida por duas empresas de fachada do Grupo Planam, a Santa Maria e a Comercial Rodrigues. Uma forneceu o veículo e a outra os equipamentos", informa o jornal.
De acordo com a matéria, "Serra também teria conhecimento da ação dos deputados sanguessugas no Mato Grosso". "Em pelo menos uma oportunidade, ele foi comunicado. No dia 9 de março de 2001, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e outros parlamentares do estado informaram ao então ministro, também por meio de
ofício, que o deputado Lino Rossi (hoje do PP e, na época, PSDB), seria o responsável por indicar os municípios beneficiados com recursos de uma emenda de toda a bancada", menciona a reportagem.